Perguntas Frequentes

As perguntas mais frequentes referentes à licitações e serviços de assessoria

Tire suas dúvidas sobre licitação 

Quais os principais serviços que você oferece?

Pedidos de esclarecimentos, impugnações, cadastros, atualização de certidões, manutenção e atualização de cadastros em portais de compras governamentais, acompanhamento das fases da licitação, lances, recursos, contrarrazões, denúncias, representações, captura e análise de editais, acompanhamento de emissão da nota de empenho, cobrança extrajudicial, etc.

O que é uma licitação?

Por lei, antes de adquirir um bem ou serviço o Governo é obrigado a realizar uma licitação. De maneira resumida a licitação é composta de fases internas e externas, o fornecedor participa da fase externa, quando é publicado um edital e é aberta a oportunidade para que todos os fornecedores interessados possam apresentar suas propostas e mais tarde participem da fase de lances.

Quem pode vender para o Governo?

A princípio, qualquer empresa formalizada pode vender para o Governo. Não importa o porte de sua empresa, se você possui um CNPJ e sua empresa está em situação regular, você pode vender para o Governo.

Qual é a sua especialidade?

Somo uma empresa de assessoria e consultoria especializada na área de licitações. Você pode contratar serviços avulsos ou terceirizar completamente seu setor de licitações conosco. 

Qual a vantagem de contratar uma empresa de assessoria?

Contratando uma empresa de assessoria você não precisará se preocupar com a parte burocrática. Além disto você terá a certeza de ter profissionais capacitados e em constante reciclagem, sempre atualizados com as últimas novidades na área de licitações. Você não precisará contratar softwares de captação de editais, isto será responsabilidade da empresa contratada. Além do mais você também economizará em férias, 13º salário e demais despesas previdenciárias.

Preciso entender de leis para participar de licitações?

Depende da situação, caso você queira ser seu próprio analista de licitação, sim, será necessário que você busque capacitação nesta área. Por outro lado, caso você opte por terceirizar o seu setor de licitações, você não precisa ter qualquer conhecimento na área de licitações. As licitações são regidas por leis específicas e participar dos certames sem ter o mínimo conhecimento de direito administrativo pode causar graves prejuízos e sansões administrativas, incluindo multa e impedimento de licitar. Mas não se preocupe, quando você contrata um serviço de assessoria em licitação, você fica livre desta parte burocrática. 

O que é um edital de licitação?

O Edital é a peça que trará todas as leis e normas que regerão àquele certame licitatório. Esta peça contará também com diversos anexos, incluindo o termo de referência onde estarão detalhadas as características técnicas dos bens e serviços que o Governo pretende adquirir. Para ter êxito na área de vendas para o Governo é necessário saber analisar o edital e seus anexos a fim de encontrar possíveis erros, ilegalidades e também afastar concorrentes.

Vale a pena vender para o Governo?

Sim ! O governo é o maior comprador de bens e serviços do País. De janeiro à outubro de 2020 o Governo já comprou mais de 280 bilhões de reais em produtos e serviços*. Além do mais, o Governo é obrigado por lei a cumprir com seus compromissos junto aos seus fornecedores, ou seja, você nunca receberá um calote. Outra vantagem é que a máquina Pública nunca para, mesmo em tempos de crise o Poder Público continua comprando. *fonte: Painel de Preços do Governo Federal 

Preciso montar um setor de licitações?

Uma coisa é certa: você precisa ter profissionais capacitados à sua disposição ! Para isto você pode montar seu próprio setor de licitações contratando um analista em licitação. Ou você pode contratar uma empresa de assessoria e terceirizar o seu setor de licitações.

Pergunte ao Expert !

Não encontrou resposta à sua dúvida? Entre em contato conosco e tenha sua dúvida respondida por um de nossos experts.
                            Pergunte ao Expert